Busca

Governo anuncia medidas para facilitar compra de imóvel financiado

O ministro da Fazenda, anunciou nesta quarta-feira (20) medidas para facilitar a compra de imóveis financiados. O governo também vai facilitar a concessão do crédito consignado para trabalhadores do setor privado, além da retomada de garantias – como automóveis  e caminhões – pelos bancos, em caso de inadimplência.

Governo vai criar uma modalidade de crédito em que será mais fácil para o banco retomar o bem em caso de inadimplência. Como as garantias aumentam, a expectativa é que o juro baixe

Segundo Mantega, o governo reduzirá a necessidade de ir a vários cartórios em busca de certidões. "A partir de agora, vamos concentrar em um único cartório, que vai dar todas. Isso dá segurança jurídica porque vai ter um panorama de todas as transações deste imóvel. Não tem possibilidade de furo. Vai simplificar a vida do comprador", declarou. A decisão será implementada por meio de Medida Provisória a ser enviada ao Congresso Nacional nos próximos dias.

Além disso, o governo também passará a permitir que as pessoas concedam imóveis já quitados como garantia para a compra de outra casa própria com recursos da poupança. "Poderá usar esse imóvel como garantia para levantar um financiamento. Poderá usufruir de um financiamento cuja origem é a poupança. O juro fica mais barato", afirmou Mantega, acrescentando que a regulamentação se dará por meio de resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Nessa modalidade de crédito, garantida pelo imóvel quitado, parte dos recursos da caderneta de poupança aplicados no mercado imobiliário poderá ser usado. O limite é de 3% dos recursos captados na caderneta de poupança. O crédito, além de poder ser usado para a compra de outra casa própria, também poderá ser usado para "qualquer finalidade". A expectativa é que essa modalidade possa gerar até R$ 16 bilhões em novas operações.

Outras Notícias

ENTREGA DO MÓDULO B - ICON RESIDENCE

 

 No mês de Junho, a construtora F10 realizou a entrega online do MÓDULO B no ICON RESIDENCE

Uma obra ino...

+ Ver Mais

Alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú

+ Ver Mais

Ações do setor imobiliário voltam a subir na Bolsa

São Paulo - O índice IMOB, que incorpora as empresas do setor imobiliário naBovespa, registra ganhos de 33,58% de janeiro a julho deste ano.
+ Ver Mais

Clube dentro de casa!

Itens de lazer têm sido cada vez mais decisivos na hora da compra do imóvel.
+ Ver Mais

Livro reúne fotos antigas de Balneário Camboriú coloridas com ajuda da tecnologia

As imagens foram resgatadas do acervo de Erico Zendron, João Gaspar Scharf e do Arquivo Histórico da cidade.
+ Ver Mais

Público jovem movimenta investimentos de construtoras

Compradores procuram apartamentos pequenos que facilitam a organização e a limpeza
+ Ver Mais

Iniciadas as obras do mais novo empreendimento Fórmula F10.

O Icon Residence está localizado em uma região privilegiada, perto de tudo.
+ Ver Mais

Agora é a hora de investir no Brasil

Aos 73 anos, o investidor americano Sam Zell, maior especialista mundial em comprar e vender imóveis, conta porque o Brasil encontra-se num bom momento imobiliário.
+ Ver Mais

Entrega Château Montmartre

Mais um empreendimento Fórmula F10 entregue na Barra Norte - Château Montmartre
+ Ver Mais

Como será viver com luxo em apartamento de 50m², em 2025?

Cada dia mais, apartamentos em construção ganham plantas menores e essa tendência também se aproxima do mercado de luxo.
+ Ver Mais