Alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú
A cidade de Balneário Camboriú encanta tanto com sua beleza natural que todos os anos, atrai mais de 1 milhão de turistas que vêm na intenção de aproveitar tudo o que ela tem para oferecer. As praias são, obviamente, os principais motivos para atrair tantas pessoas. A tão conhecida Praia Central, que fica localizada na Av. Atlântica, no principal centro da cidade, tem o movimento mais intenso durante as temporadas e fica lotada. Por ter o mar calmo e estar localizada no centro da cidade, a disputa por um espaço na areia fica mais acirrada a cada ano que passa.
Além da superlotação da areia da praia durante o verão, a Praia Central já sofreu com grandes ressacas do mar no passado, onde o mar avança até a calçada e toma lugar dos carros e pedestres. Pensando em uma melhor experiênciaaos visitantes da cidade e no bem-estar dos moradores, a Prefeitura decidiu alargar a faixa de areia.
Quando fica pronto?
O alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú deve começar em maio deste ano de 2019. O custo do projetoestá estimado em R$ 80 milhões, apenas no aterro.
Para início da obra, é necessário uma Licença Ambiental, documento este que será liberado após cumprimento de condições obrigatórias do Instituto do Meio Ambiente. Com isso, a obra pode sofrer atraso. O projeto pode levar em média até 4 meses para ser executado e se iniciado em maio, conforme previsto, a areia já estará pronta para receber os turistas na próxima temporada.
A praia que hoje tem 25 metros de largura de areia, deve ganhar mais 70 metros, por toda a sua extensão. Mais 200 metros de areia serão despejados e ficarão submersos dentro do mar para dar o declínio correto.
Como será feito?
Entender como funciona o alargamento da areia da praia é fácil. A areia será escavada de dentro do mar, de uma jazida a cerca de 15 km distante da praia. Esta areia recolhida será depositada em uma embarcação chamada draga, que traz a areia a praia e despeja próximo ao fim da faixa de areia com o mar. É previsto o uso de 2 milhões de metros cúbicos de areia.
É importante que o tamanho do grão de areia seja semelhante ao que já está na praia, pois o grão mais grosso pode causar buracos e um mais fino pode ser removido pelo mar durante alguma ressaca.
Outras Notícias
ENTREGA DO MÓDULO B - ICON RESIDENCE
No mês de Junho, a construtora F10 realizou a entrega online do MÓDULO B no ICON RESIDENCE.
Uma obra ino...
+ Ver Mais